Leia com atenção e clique na(s) resposta(s) correta(s). Cada resposta errada diminui o seu percentual.
(PUC-SP) A presença da carioteca define os seres:
procariontes
autótrofos
eucariontes
heterótrofos
unicelulares
pluricelulares
(UFSE) Células procarióticas são encontradas em:
bactérias
fungos
musgos
pteridófitas
angiospermas
(Fuvest-SP) Em artigo publicado no suplemento "Mais!", do Jornal Folha de S. Paulo, de 6 de agosto de 2000, José Reis relata que pesquisadores canadenses demonstraram que a alga unicelular Cryptomonas resulta da fusão de dois organismos, um dos quais englobou o outro ao longo da evolução. Isso não é novidade no mundo vivo. Como relata José Reis. "[...] É hoje corrente em Biologia, após haver sido muito contestada inicialmente, a noção de que certas organelas [...] são remanescentes de células que em tempos idos foram ingeridas por célula mais desenvolvida. Dá-se a esta o nome de hospedeira e o de endossimbionte às organelas que outrora teriam sido livres". São exemplos de endossimbiontes em células animais e em células de plantas, respectivamente:
complexo golgiense e centríolos
centríolos e vacúolos
lisossomos e cloroplastos
mitocôndrias e vacúolos
mitocôndrias e cloroplastos
(UFCE) Os seres vivos são, atualmente, divididos em cinco reinos. Essa divisão baseia-se, principalmente, no tipo de nutrição e na organização celular dos organismos. Indique a alternativa que mostra corretamente como são considerados os organismos pertencentes ao reino Animalia:
multicelulares, procarióticos e heterótrofos.
unicelulares, eucarióticos e heterótrofos.
multicelulares, eucarióticos e autótrofos.
multicelulares, eucarióticos e heterótrofos.
unicelulares, procarióticos e autótrofos.
(Unisinos-RS) Um aluno, ao observar os seres vivos microscópicos de um charco,verifica a grande quantidade de seres eucariontes unicelulares, coloniais ou não, e com a ajuda da bibliografia, consegue identificar um microrganismo do gênero Euglena, que apresenta características tanto animais como vegetais, sendo autotrófico ou heterotrófico, dependendo da presença ou ausência de luz e deslocando-se através do movimento de um flagelo. Considerando o sistema de classificação de Whittaker (1869), o aluno concluirá, pelas características observadas, que tal organismo pertence ao reino: