Leia com atenção e clique na resposta correta. Cada resposta errada diminui o seu percentual
(Ufsm 2003) Notícia de algum jornal do futuro... INICIA A CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E TUBERCULOSE.
O destaque da campanha de vacinação, neste ano, é a utilização de cerejas coloridas, sem sementes. Segundo a bióloga Josefa da Silva, responsável pela equipe que desenvolveu os novos frutos, técnicas especiais de cruzamento foram aplicadas em dois tipos de cerejeiras transgênicas, resultando na obtenção de plantas triplóides (3n = 72), incapazes de produzir sementes. Apesar de passar por todas as etapas do ciclo reprodutivo, não há a formação de endosperma, e o processo cessa nas primeiras divisões celulares do zigoto. As novas cores (amarela, verde, roxa e branca) haviam sido obtidas, anteriormente, por mutação no gene responsável pela produção de pigmento na casca do fruto. As formas mutantes para esse loco, diz a pesquisadora, não interferem na eficiência das plantas transgênicas como produtoras de vacinas. Elas continuam apresentando, nos frutos, as substâncias que, depois de liberadas pela digestão, ligam-se á membrana plasmática dos linfócitos e sofrem endocitose, determinando o desenvolvimento da resposta imunológica. Outra inovação dessas cerejas é a resistência às moscas Anastrepha fraterculus que, nos últimos anos, estabeleceram-se como pragas importantes do cultivo de cerejas-vacina. Da mesma forma, as plantas apresentam resistência aos nematóides que atacavam a raiz principal do sistema axial desses vegetais. Com o cultivo das novas variedades de cerejas resistentes, espera-se que essas pragas mantenham-se afastadas dos pomares de vacinas, por algum tempo.
Se as cerejeiras referidas no texto são transgênicas, então no .......... das células dessas plantas, em algum cromossomo, existe uma .......... que foi introduzida para ser transcrita e originar um .......... que, ao ser traduzido, resulta em produto que determinará o desenvolvimento da resposta imunológica.
Assinale a alternativa que completa as lacunas de modo correto.
núcleo - proteína - RNA mensageiro
citoplasma - seqüência de aminoácidos - RNA transportador
núcleo - seqüência de aminoácidos - RNA mensageiro
núcleo - seqüência de nucleotídeos - RNA mensageiro
citoplasma - proteína - RNA transportador
(Ufg 2001) "Um ventinho qualquer e sai voando rumo a outra vida além do retrato."
("Outro retrato", José Paulo Paes)
Para os estudiosos, a manifestação de "...vida..." deve-se a características, tais como:
I - uma composição química baseada em carbono, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio e minerais, como magnésio e cálcio. II - ácidos ribonucléicos (RNA) e desoxiribonucléicos (DNA) na mesma célula. III - energia química obtida dos nutrientes encontrados dentro e fora do organismo. IV - a capacidade de responder a estímulos químicos e físicos, que desencadeiam reações específicas.
I e II estão corretas
I, II e III estão corretas
I e III estão corretas
I, II e IV estão corretas
I, II, III e IV estão corretas
(Ufmt 96) A "teoria celular", uma das maiores generalizações da biologia, postula que todos os seres vivos são formados por células. Em relação à morfofisiologia celular, é INCORRETO dizer que...
As células procariontes caracterizam-se pela ausência de material genético.
As mitocôndrias são organelas responsáveis pela respiração celular.
A carioteca delimita o conteúdo nuclear.
O trifosfato de adenosina (ATP) é um composto químico constituído pela base nitrogenada adenina, pelo açúcar ribose e por três radicais fosfatos.
(Ufc 2004) Assinale a alternativa que traz, na seqüência correta, os termos que preenchem as lacunas do texto:
"Os retrovírus, como o HIV, são partículas portadoras de RNA, que possuem a característica especial de ter a enzima ...1... e cujo ...2... comanda a síntese de ...3... . Este último, uma vez formado, passa a comandar a síntese de novas moléculas de ...4..., que irão constituir o material genético de novos retrovírus".
1-transcriptase reversa 2-DNA 3-RNA 4-RNA
1-transcriptase reversa 2-RNA 3-DNA 4-RNA
1-RNA polimerase 2-DNA 3-RNA 4-DNA
1-DNA polimerase 2-DNA 3-RNA 4-RNA
1-DNA ligase 2-RNA 3-DNA 4-RNA
(G2) Por que as mitocôndrias e os cloroplastos apresentam vida relativamente independente dentro das células eucarióticas?
Porque possuem DNA e RNA próprios, podendo sintetizar suas proteínas e se autoduplicar.
Porque possuem RNA próprio, podendo sintetizar suas proteínas e se autoduplicar.
Porque possuem DNA próprio, podendo sintetizar suas proteínas e se autoduplicar.
Porque não possuem DNA e RNA próprios, podendo sintetizar suas proteínas e se autoduplicar.
(Fuvest 90) Organelas citoplasmáticas que contêm DNA:
mitocôndria e ribossomo
nucléolo e cloroplasto
lisossomo e ribossomo
mitocôndria e cloroplasto
ribossomo e cromossomo
(Fuvest 96) A hipótese de que os cloroplastos e as mitocôndrias tenham surgido através de uma associação simbiótica de um eucarioto primitivo com, respectivamente, bactérias fotossintetizantes e bactérias aeróbicas, é reforçada pelo fato daquelas organelas celulares:
serem estruturas equivalentes, com grande superfície interna.
apresentarem DNA próprio.
estarem envolvidas, respectivamente, na produção e consumo de oxigênio.
apresentarem tilacóides e cristas como as bactérias.
serem encontradas tanto em organismos superiores como inferiores.
(Puccamp 94 - Unesp 98) O corante I é específico para DNA e o corante II para RNA. Um pesquisador usou esses dois corantes em células fixadas e observou sua ação sobre algumas organelas citoplasmáticas. Observe, no quadro a seguir, a alternativa que representa os possíveis resultados obtidos por esse pesquisador (o sinal + significa reação positiva e o sinal - negativa).
a)
b)
c)
d)
e)
(Puccamp 93) "Captura aminoácidos que se encontram dissolvidos no citoplasma e carrega-os ao local da síntese de proteínas".
RNA mensageiro.
RNA transportador.
RNA ribossômico.
ribossomo.
DNA.
(Puccamp 99) Células vegetais, depois de mantidas em meio de cultura contendo uracila marcada, foram fixadas e submetidas à autoradiografia, para comprovar os locais que possuíam esse material. É correto prever que, no citoplasma, encontre-se uracila radioativa SOMENTE nos...
nucléolos
ribossomos
nucléolos e nas mitocôndrias
ribossomos e nos cloroplastos
ribossomos, nos cloroplastos e nas mitocôndrias
(Pucsp 99) Uma bactéria, um fungo e uma samambaia apresentam em comum:
produção de glicose, através da utilização de energia solar
presença de carioteca, envolvendo os componentes do núcleo celular
utilização de oxigênio no interior de mitocôndrias
presença de DNA como material genético
produção de ATP no interior de plastos
(Unirio 2000) Uma das hipóteses mais amplamente aceitas na Biologia considera que mitocôndrias e cloroplastos se originaram de uma relação mutualística entre procariontes e eucariontes primitivos. Qual das seguintes observações constituiria evidência correta para apoiar essa hipótese?
As mitocôndrias são responsáveis pela respiração, e os cloroplastos, pela fotossíntese.
Mitocôndrias e cloroplastos apresentam ribossomas, que são responsáveis pela síntese protéica.
Cloroplastos e mitocôndrias são organelas membranosas presentes no citoplasma da célula.
Essas organelas apresentam enzimas responsáveis por reações de oxidação e redução de moléculas.
Tanto mitocôndrias quanto cloroplastos apresentam DNA circular, distinto do DNA do núcleo.
(Unicamp 2002) A indústria do entretenimento tem mostrado imagens ilusórias de robôs de ficção como o jovial R2D2 e o chato C3PO, de "Guerra nas Estrelas", e o Exterminador do Futuro. Entre os brinquedos japoneses, há uma série de robôs que imitam movimentos de seres humanos e de animais. Isso deixa as pessoas desapontadas quando se deparam com os robôs reais, que executam tarefas repetitivas em fábricas. Eles não são tão esplêndidos como os anteriormente citados mas significam menos esforço muscular no mundo real. (Adaptado de James Meek, "Robôs mais baratos tomam fábricas européias", "O Estado de S. Paulo", 23/9/2000.) Uma das diferenças entre robôs e seres humanos é que nos homens existem quatro grupos de moléculas orgânicas. Quais são esses grupos? O que essas moléculas têm em comum na sua composição?
Os seres humanos possuem em sua composição os seguintes compostos orgânicos: - carboidratos (hidratos de carbono ou glicídios) - proteínas - lipídios (gorduras) - ácidos nucléicos (DNA e RNA) - vitaminas Todos os compostos citados anteriormente possuem em sua composição química átomos de carbono, além de hidrogênio e oxigênio.
Os seres humanos possuem em sua composição os seguintes compostos orgânicos: - carboidratos (hidratos de carbono ou glicídios) - aminoácidos - lipídios (gorduras) - ácidos nucléicos (DNA ou RNA) - vitaminas Todos os compostos citados anteriormente possuem em sua composição química átomos de carbono, além de hidrogênio, cloro e oxigênio.
Os seres humanos possuem em sua composição os seguintes compostos orgânicos: - proteínas - lipídios (gorduras) - ácidos nucléicos (DNA e RNA) Todos os compostos citados anteriormente possuem em sua composição química átomos de carbono, além de hidrogênio e oxigênio.
Os seres humanos possuem em sua composição os seguintes compostos orgânicos: - carboidratos (hidratos de carbono ou glicídios) - proteínas - lipídios (gorduras) - ácidos nucléicos (DNA e RNA) - vitaminas Todos os compostos citados anteriormente possuem em sua composição química átomos de enxofre, além de hidrogênio e oxigênio.
(Unicamp 2002) A indústria do entretenimento tem mostrado imagens ilusórias de robôs de ficção como o jovial R2D2 e o chato C3PO, de "Guerra nas Estrelas", e o Exterminador do Futuro. Entre os brinquedos japoneses, há uma série de robôs que imitam movimentos de seres humanos e de animais. Isso deixa as pessoas desapontadas quando se deparam com os robôs reais, que executam tarefas repetitivas em fábricas. Eles não são tão esplêndidos como os anteriormente citados mas significam menos esforço muscular no mundo real. (Adaptado de James Meek, "Robôs mais baratos tomam fábricas européias", "O Estado de S. Paulo", 23/9/2000.) O sistema robótico armazena energia em baterias. Indique dois órgãos ou tecidos de armazenamento de energia nos seres humanos. Que composto é armazenado em cada um desses órgãos ou tecidos?
Músculos, fígado e tecido adiposo são estruturas armazenadoras de substâncias energéticas. Glicogênio é armazenado nos músculos e no fígado, gorduras ou lipídios são armazenadas no tecido adiposo.
Músculos, fígado e tecido adiposo são estruturas armazenadoras de substâncias energéticas. Gorduras ou lipídios são armazenadas nos músculos e no fígado, gilcogênio é armazenado no tecido adiposo.
Músculos, ossos e tecido adiposo são estruturas armazenadoras de substâncias energéticas. Glicogênio é armazenado nos músculos e no fígado, gorduras ou lipídios são armazenadas nos ossos e tecido adiposo.
(Puc-rio 2002) A análise da composição dos nucleotídeos do ácido nucléico que constitui o material genético de quatro diferentes organismos mostrou o seguinte resultado:
Com base nos resultados, marque a afirmativa correta em relação à identificação das moléculas.
I é uma molécula de DNA porque tem o mesmo percentual de A e T e de G e C.
I e III são moléculas que contêm somente uma fita de nucleotídeos.
IV é uma molécula de RNA, cópia de uma das fitas da molécula I.
II e IV são moléculas responsáveis pela tradução protéica.
III é uma molécula RNA de fita dupla.
(Uflavras 2000) Os organismos vivos requerem energia para o crescimento e manutenção do seu metabolismo. Moléculas orgânicas como a apresentada no esquema a seguir conservam a energia que é utilizada para a biossíntese dos componentes celulares, a partir de precursores simples. Analise a figura e marque a alternativa que descreve a composição molecular deste importante transportador de energia.
1 - Base Nitrogenada: Adenina; 2 - Açúcar: Ribose; 3 - Constituinte inorgânico: Fosfato; 4 - Energia de ligação: Alta; 5 - Ácido nucléico: Desoxirribonucléico;
1 - Base Nitrogenada: Adenina; 2 - Açúcar: Desoxirribose; 3 - Constituinte inorgânico: Fosfato; 4 - Energia de ligação: Alta; 5 - Ácido nucléico: Ribonucléico;
1 - Base Nitrogenada: Adenina; 2 - Açúcar: Ribose; 3 - Constituinte inorgânico: Nitrato; 4 - Energia de ligação: Alta; 5 - Ácido nucléico: Ribonucléico;
1 - Base Nitrogenada: Adenina; 2 - Açúcar: Ribose; 3 - Constituinte inorgânico: Fosfato; 4 - Energia de ligação: Baixa; 5 - Ácido nucléico: Ribonucléico;
1 - Base Nitrogenada: Adenina; 2 - Açúcar: Ribose; 3 - Constituinte inorgânico: Fosfato; 4 - Energia de ligação: Alta; 5 - Ácido nucléico: Ribonucléico;
(Ufrs 2001) Cinco amostras com ácidos nucléicos foram analisadas quimicamente e apresentaram os seguintes resultados:
I – 1ª amostra: ribose II - 2 ª amostra: timina III - 3 ª amostra: dupla hélice IV- 4 ª amostra: uracila V - 5 ª amostra: 20% de guanina e 30% de citosina
Entre estas amostras, quais se referem a DNA?
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
Apenas II e IV.
Apenas II e V.
(Ufla 2003) A primeira coluna apresenta macromolécula e a segunda, a menor unidade que a forma. Associe as colunas e marque a alternativa que apresenta a ordem CORRETA.
(Ufrn 2003) O efeito imediato do bafo da barata indica que a naftalina foi rapidamente absorvida pelas células do sistema nervoso da aranha. Essa absorção ocorre de modo análogo à de algumas drogas psicotrópicas nos seres humanos. Como a naftalina é um hidrocarboneto, a sua absorção ocorreu:
através da matriz lipídica da membrana.
por meio de transporte ativo.
pela ação de uma substância carreadora.
através dos canais protéicos.
(Uel 2003) De janeiro a outubro de 2002, a Secretaria Municipal de Saúde de Londrina contabilizou 69 casos de leishmaniose, enfermidade também conhecida como úlcera de Bauru. De acordo com os dados de epidemiologia dessa Secretaria, a zona rural ainda é a área de maior incidência da doença. Analise as seguintes medidas preventivas para diminuir a ocorrência de leishmaniose.
I. Combate ao vetor. II. Combate ao agente patogênico. III. Acesso da população ao saneamento básico. IV. Cuidados com a higiene pessoal e dos alimentos.
Assinale a alternativa que contém a(s) medida(s) correta(s).
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III e IV.
Apenas I e II.
Apenas II, III e IV.
(Unesp 2003) A Histona H4 é uma proteína presente nas células dos eucariotos. Esta proteína participa da compactação do DNA em cromossomos, quando da divisão celular. Em termos evolutivos, são bastante conservadas, ou seja, nos mais diferentes organismos a Histona H4 tem praticamente a mesma composição e seqüência de aminoácidos. As Histonas H4 do boi e da ervilha, por exemplo, diferem em apenas dois de seus 102 aminoácidos.
A partir do exposto, e considerando que o código genético é degenerado (mais de uma trinca de bases pode codificar para o mesmo aminoácido), é correto afirmar que, no boi e na ervilha, os segmentos de DNA que codificam a Histona H4
diferem entre si em apenas duas trincas de pares de bases.
diferem entre si em dois genes.
diferem entre si por duas mutações que modificaram a composição de pares de bases em dois pontos ao longo do gene.
podem diferir entre si em vários pontos ao longo do gene.
transcrevem RNAm que diferem entre si em duas de suas bases.
(Unesp 2003) A ilustração apresenta o resultado de um teste de paternidade obtido pelo método do DNA-Fingerprint, ou "impressão digital de DNA".
Segundo o resultado acima, qual dos homens, A ou B, é o provável pai da criança? Justifique.
As três bandas de DNA de origem paterna (não encontradas na mãe) ocorrem no homem B.
As três bandas de DNA de origem paterna (não encontradas na mãe) ocorrem no homem A.
As três bandas de DNA de origem materna (não encontradas na mãe) ocorrem no homem B.
As três bandas de DNA de origem materna (não encontradas na mãe) ocorrem no homem A.
(Unesp 2003) A ilustração apresenta o resultado de um teste de paternidade obtido pelo método do DNA-Fingerprint, ou "impressão digital de DNA".
Em linhas gerais, como é feito o teste de identificação individual pelo método do DNA-Fingerprint?
O teste é feito comparando-se as bandas do DNA repetitivo da mãe da criança com os possíveis pais. Estas bandas não correspondem aos genes e são altamente específicas para cada organismo, daí o seu uso.
O teste é feito comparando-se as bandas do RNA repetitivo da mãe da criança com os possíveis pais. Estas bandas não correspondem aos genes e são altamente específicas para cada organismo, daí o seu uso.
(Ufscar 2003) Em nosso intestino delgado, as moléculas de DNA (ácido desoxirribonucléico) presentes no alimento são digeridas e originam...
apenas aminoácidos.
fosfato, glicídio e bases nitrogenadas.
glicídio, bases nitrogenadas e aminoácidos.
RNA transportador, RNA mensageiro e RNA ribossômico.
átomos livres de carbono, nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e fósforo.
(Ufscar 2003) Ao compararmos células somáticas de diferentes tecidos do corpo de uma pessoa, encontraremos:
Qual linha
Linha a
Linha b
Linha c
Linha d
Linha e
(Pucrs 2004) Responder à questão com base na ilustração adiante, que representa esquematicamente a estrutura das membranas celulares.
Das moléculas relacionadas a seguir, a única que NÃO é encontrada na estrutura que compõe a membrana celular é...
proteína
fosfolipídio
ácido nucléico
glicoproteína
ácido graxo
(Ufc 2004) Analise as afirmativas a seguir, acerca dos elementos constituintes do núcleo celular eucariótico.
I. Cada cromossomo possui uma única molécula de DNA. II. Histonas são proteínas relativamente pequenas que se ligam fortemente ao RNA. III. Os nucléolos podem atuar na síntese de carboidratos que migram do núcleo para o citoplasma.
Pode-se afirmar, de modo correto, que:
somente I é verdadeira.
somente II é verdadeira.
somente I e II são verdadeiras.
somente I e III são verdadeiras.
somente II e III são verdadeiras.
(Unirio 2004) Censores do Genoma / RNA de Interferência (RNAi) "Quase todas as células animais e vegetais apresentam um mecanismo interno que utiliza formas distintas do RNA, a molécula mensageira genética, para naturalmente silenciar determinados genes. Esse mecanismo se desenvolveu tanto para proteger as células de genes hostis como para regular a atividade de genes normais durante o crescimento e desenvolvimento. Novos medicamentos poderão ser desenvolvidos para explorar o mecanismo do RNAi na prevenção e no tratamento de doenças." (Scientific American-Brasil, 2003)
Uma das formas distintas de RNA citada no texto, que participa do silenciamento dos genes é um tipo de RNA de filamento duplo, cujo emparelhamento das bases obedece ao critério padrão (base púrica Ì base pirimídica). Neste tipo de molécula, a relação entre suas bases nitrogenadas é:
(U + C) / (G + A) = 1
(U + A) / (C + G) = 1
(T + C) / (A + G) > 1
(T + C) / (A + G) = 1
(U + C) / (A + G) • 1
(Ufpe 2004) A molécula de RNAm é sintetizada no núcleo, transcrevendo a seqüência de bases de uma cadeia de DNA. O RNAm no citoplasma, se liga ao ribossomo, onde se dá a produção de cadeias peptídicas. Considerando esse tema, analise a figura e as proposições a seguir.
I - O aminoácido metionina (I) é trazido ao ribossomo pelo RNAt cujo anticódon é UAC (II), complementar ao códon AUG do RNAm. II - Na etapa seguinte da tradução, um segundo RNAt (III), cujo anticódon é complementar ao segundo códon do RNAm geralmente onde há uma trinca UAA, UAG ou UGA, encaixa-se no sítio destinado à entrada de aminoácidos na cadeia peptídica. III - Quando se estabelece uma ligação peptídica entre os dois primeiros aminoácidos, o RNAt do primeiro aminoácido é liberado (IV) no citoplasma. IV - O final da tradução ocorre quando, na leitura da mensagem genética, se chega a um códon de parada (V), a saber, UUG, UUA ou GUA, para os quais não há aminoácido correspondente. V - 61 códons correspondem aos aminoácidos que compõem as proteínas. Sabendo-se que os códons 5 e 6 trazem a informação para um mesmo aminoácido, para o qual existe apenas uma trinca de codificação, podemos afirmar que os códons 5 e 6 codificam, ou para a metionina ou para o triptofano.
Estão corretas as afirmações...
I - III - V
I - II
II - III - V
I -IV
II - IV
(Ufsc 2004) No ano de 2003 foram comemorados os 50 anos da "descoberta" da estrutura tridimensional do DNA.
Com relação às características dessa molécula, ao papel que ela desempenha nos seres vivos e aos processos em que se encontra envolvida é CORRETO afirmar que:
(01) É formada por duas fileiras de nucleotídeos torcidas juntas em forma de hélice. (02) Em sua composição é possível encontrar quatro bases nitrogenadas diferentes: a adenina, a citosina, o aminoácido e a proteína. (04) Ela tem a capacidade de se autoduplicar. (08) Nela está contida a informação genética necessária para a formação de um organismo. (16) A mensagem nela contida pode ser transcrita para uma outra molécula denominada RNA. (32) Nos organismos procariontes, ela fica estocada dentro do núcleo das células. (64) Em alguns organismos primitivos, ela apresenta apenas uma fileira de nucleotídeos.
01+04+08+16
01+02+08+16
01+04+08+32
02+04+16+64
01+08+32+64
(Unesp 2004) Erros podem ocorrer, embora em baixa freqüência, durante os processos de replicação, transcrição e tradução do DNA. Entretanto, as conseqüências desses erros podem ser mais graves, por serem herdáveis, quando ocorrem...
...na transcrição, apenas.
...na replicação, apenas.
...na replicação e na transcrição, apenas.
...na transcrição e na tradução, apenas.
...em qualquer um dos três processos.
(Unesp 2004) Os biólogos moleculares decifraram o código genético no começo dos anos 60 do século XX. No modelo proposto, códons constituídos por três bases nitrogenadas no RNA, cada base representada por uma letra, codificam os vinte aminoácidos. Considerando as quatro bases nitrogenadas presentes no RNA (A, U, C e G), responda: Por que foram propostos no modelo códons de três letras, ao invés de códons de duas letras?
Pois códons de duas letras codificam poucos aminoácidos
Pois códons de duas letras codificam muitos aminoácidos
Pois códons de três letras não codificam aminoácidos
Pois códons de três letras codificam poucos aminoácidos
(Unesp 2004) Os biólogos moleculares decifraram o código genético no começo dos anos 60 do século XX. No modelo proposto, códons constituídos por três bases nitrogenadas no RNA, cada base representada por uma letra, codificam os vinte aminoácidos. Considerando as quatro bases nitrogenadas presentes no RNA (A, U, C e G), responda: Um dado aminoácido pode ser codificado por mais de um códon? Um único códon pode especificar mais de um aminoácido?
Pela existência do código degenerado, poderá mais de um códon determinar um único aminoácido, porém o códon sempre especifica um único tipo de aminoácido.
Pela existência do código degenerado, poderá mais de um códon determinar um único aminoácido, porém o códon sempre especifica vários tipos de aminoácidos.
Pela existência do código degenerado, poderá mais de um códon determinar uma única proteína, porém o códon sempre especifica um único tipo de proteína.
Pela existência do código degenerado, poderá mais de um códon determinar uma única proteína, porém o códon sempre especifica vários tipos de proteínas.
(Unifesp 2004) Em abril de 2003, a finalização do Projeto Genoma Humano foi noticiada por vários meios de comunicação como sendo a "decifração do código genético humano". A informação, da maneira como foi veiculada, está...
correta, porque agora se sabe toda a seqüência de nucleotídeos dos cromossomos humanos.
correta, porque agora se sabe toda a seqüência de genes dos cromossomos humanos.
errada, porque o código genético diz respeito à correspondência entre os códons do DNA e os aminoácidos nas proteínas.
errada, porque o Projeto decifrou os genes dos cromossomos humanos, não as proteínas que eles codificam.
errada, porque não é possível decifrar todo o código genético, existem regiões cromossômicas com alta taxa de mutação.
(Ufpe 2003) Considerando que na figura a seguir tem-se uma representação plana de um segmento da molécula de DNA, analise as proposições.
1) Um nucleotídeo é formado por um grupo fosfato (I), uma molécula do açúcar desoxirribose (II) e uma molécula de base nitrogenada. 2) Um nucleotídeo com Timina (T) em uma cadeia pareia com um nucleotídeo com Adenina (A) em outra cadeia. 3) Um nucleotídeo com Guanina (G) em uma cadeia pareia com um nucleotídeo com Citosina (C) em outra cadeia. 4) Pontes de hidrogênio se estabelecem entre as bases nitrogenadas T e A e entre as bases nitrogenadas C e G.
Está(ão) correta(s).
1 apenas
2 e 3 apenas
1, 2 e 3 apenas
2, 3 e 4 apenas
1, 2, 3 e 4
(Puc-rio 2002) "A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, seríamos ainda bactéria anaeróbia, e a música não existiria (...). Errar é humano, dizemos, mas a idéia não nos agrada muito, e é mais difícil ainda aceitar o fato de que errar é também biológico" (Lewis Thomas. "A medusa e a lesma", ed. Nova Fronteira, RJ, 1979).
Esse texto refere-se a uma característica dos seres vivos denominada...