Leia com atenção e clique na resposta correta. Cada resposta errada diminui o seu percentual
(Ufes 2000) (...) A derrubada das matas no Espírito Santo produziu novas doenças, como o câncer de pele, alterou outras, como leishmaniose, e expandiu algumas, como a esquistossomose [...], sem contar com a permanente ameaça de a malária voltar a qualquer instante [...]. Até 1980 apenas 60 casos de leishmaniose haviam sido notificados, limitados aos municípios de Viana, Cariacica e Afonso Cláudio. Dez anos depois, já na década de 90, registraram-se 890 novos casos e ampliou-se seu raio de ação. A doença está hoje em 54 municípios, com maior presença no norte do Estado. [...]. O crime se revela ainda maior quando se sabe que num só hectare de mata atlântica encontravam-se até 270 espécies de árvores, acompanhadas por diversas outras espécies principalmente epífitas [...], parasitas e saprófitas [...] e de animais invertebrados. Certos beija-flores, sanhaços, marsupiais (como o gambá e a cuíca), preguiças, sagüis, pererecas, patiobas (jararacas-verdes) e inúmeros outros estavam limitados à mata atlântica.(...) "A Gazeta", 8 de agosto de 1999.
Em relação à Leishmaniose, é CORRETO afirmar:
Os municípios que apresentam maior número de casos de doença são aqueles em que ocorre alto consumo de águas superficiais, sem tratamento ou deficientemente tratadas.
O fim das matas e de sua fauna levou a leishmaniose a adaptar-se ao ciclo domiciliar.
O quadro atual da doença, instalado no Estado, pode ser revertido com a recuperação das matas ciliares e das capoeiras, com a diminuição da insolação e com medidas de saneamento básico.
As condições climáticas e geográficas da região litorânea favorecem a disseminação da doença.
A eliminação de cães portadores da doença e o uso de inseticidas nas áreas com focos de anofelinos são medidas profiláticas usuais.
(Ufrn 2001) Caros candidatos; Vocês estão convidados a fazer um passeio numa área de Mata Atlântica, onde verão um maravilhoso ecossistema. Nesse passeio, vocês estarão em contato com a natureza, verão de perto a diversidade da fauna e da flora, compreenderão como as espécies se inter-relacionam, se reproduzem e como se dão alguns fenômenos biológicos nos seres que vivem ali e até naqueles que visitam esse ambiente. Vocês terão a oportunidade de verificar de que maneira o homem pode interferir nesse meio, alterando-o, e quais as conseqüências disso. Também serão convocados a responder a questões básicas no campo da Biologia. Para tanto, contarão com a companhia de Ribossomildo, um experiente pesquisador, que lhes servirá de guia. Ele dispõe de material para ilustrar, quando necessário, essa atividade de campo. Fiquem tranqüilos: vocês estão preparados, e o passeio será muito proveitoso, pois Ribossomildo só lhes dará informações cientificamente corretas. Vamos lá?!!!
Ribossomildo lembra que o desmatamento indiscriminado e a construção de moradias bem perto da mata têm implicações na saúde pública. Refere-se, então, à seguinte manchete de um jornal da cidade: "Surto de calazar lota enfermaria".
O referido surto deve ter ocorrido porque:
a proximidade da mata, nessas áreas, permitiu que cães se infectassem quando morderam raposas.
habitantes dessas áreas passaram a ter mais contato com insetos transmissores do agente causador da doença.
a alta densidade populacional facilitou a transmissão da doença, de pessoa a pessoa, através de gotículas de saliva.
cães se infectaram muito mais facilmente, transmitindo a doença para crianças, através de mordidas.
(Puccamp 2001) Nos protozoários de água doce, embora a água passe continuamente do meio externo para o citoplasma, o meio interno tende a permanecer constante graças à ação dos vacúolos contráteis. O esquema abaixo indica o sentido em que a água se move em uma ameba, passando do meio externo para o citoplasma e deste para o vacúolo contrátil.
Os processos responsáveis pelos movimentos I e II são, respectivamente:
osmose e transporte ativo.
difusão e osmose.
transporte ativo e pinocitose.
pinocitose e fagocitose.
fagocitose e difusão.
(Fatec 95) Considere as seguintes afirmações a respeito de medidas profiláticas às doenças parasitárias:
I. As verduras que são ingeridas cruas, em saladas, devem ser bem lavadas e mergulhadas em água clorada ou com vinagre. II. O tratamento dos doentes é importante para eliminar as fontes de contágio. III. A utilização de inseticidas nas moradias permite a destruição dos agentes transmissores. IV. As construções de instalações sanitárias adequadas são medidas eficientes na erradicação de inúmeras doenças.
Para o caso da malária, assinale a alternativa que reúne as afirmações corretas.
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
(Cesgranrio 94) "Carne de porco ameaça a visão de uma cidade".
86% da população de Erechim está tendo problemas de cegueira em virtude da toxoplasmose. ("O Globo" - 15/08/93).
O agente etiológico causador da doença pertence ao grupo dos(as):
vírus
bactérias
fungos
protozoários
insetos
(Uel 96) O gráfico a seguir representa as curvas da temperatura de uma pessoa infectada por um parasita.
O parasita que provoca elevações da temperatura a intervalos regulares pertence ao gênero
'Ascaris'
'Plasmodium'
'Entamoeba'
'Schistosoma'
'Trypanossoma'
(Ufmg 95) Conforme tem sido noticiado na imprensa mineira, a incidência de Calazar, Leishmaniose visceral, nos cães de áreas urbanas tem aumentado significativamente. Em relação a essa doença é INCORRETO afirmar-se que:
a mordida do cão pode transmitir a doença ao homem.
a raposa também é reservatório da doença no meio rural.
o agente patogênico é um protozoário flagelado.
o vetor pertence à mesma classe do barbeiro.
uma medida profilática é a eliminação de cães contaminados.
(Ufmg 94) A leishmaniose afeta, atualmente, cerca de 400.000 pessoas em todo o mundo. A forma mais comum no Brasil, a leishmaniose tegumentar americana, vem aumentando em Minas Gerais. Esse crescimento se deve provavelmente:
à domiciliação do vetor em conseqüência do desmatamento.
à eliminação dos cães infectados que proliferam na periferia das cidades.
à falta de condições de higiene, o que permite o contágio com pessoas doentes.
ao aumento da resistência do protozoário às vacinas existentes.
ao uso comum de seringas por viciados em drogas, o que permite a transmissão do protozoário pelo sangue.
(Ufpe 96) Estabeleça a correspondência entre as colunas.
( ) existe nas formas trofozoítica e cística; ( ) protozoário flagelado; ( ) causa a doença de Chagas; ( ) inseto hematófago ( ) hospedeiro intermediário do causador da doença de Chagas.
A seqüência correta é:
1, 2, 1, 3 e 2
2, 1, 1, 3 e 3
3, 1, 1, 2 e 3
2, 1, 3, 1 e 1
2, 3, 1, 3 e 3
(Pucmg 97) Protozoários parasitas do tubo digestivo dos animais não conseguem sobreviver sob sua forma adulta, o trofozoíta, fora do corpo do seu hospedeiro. Assim, para resistir ao meio externo, bem diferente daquele no qual ele se encontra, eles se modificam, eliminando água, desintegrando organelas celulares, sintetizando substâncias de reserva, diminuindo seu metabolismo e secretando um envoltório de natureza quitinosa ao seu redor. A essa forma de resistência, denominamos:
Soros
Hormogônios
Cistos
Merozofta
Gametócito
(Unesp 98) Considere os seguintes métodos preventivos e de tratamento de doenças parasitárias.
I - Abstenção de contato com água possivelmente contaminada. II - Uso de medicamentos que combatem o parasito no homem. III - Aplicação de inseticidas nas casas. IV - Uso de sanitários e higiene das mãos.
No caso da malária, os métodos de prevenção e tratamento válidos são apenas:
II e III.
I e III.
I e II.
I e IV.
III e IV.
(Uerj 97) Por trás de um lindo e peludo gatão pode-se esconder uma doença que gera problemas neurológicos e oculares no bebê se transmitida durante o segundo trimestre da gravidez: a toxoplasmose. ("Jornal do Brasil", 08/09/96.)
A transmissão da doença pode ocorrer através da ingestão de carne crua ou mal cozida, principalmente de aves ou de porco, ou pelo contato direto com as fezes do felino contaminadas pelo agente causador da doença. Esse agente causador é classificado como:
vírus
bactéria
helminto
protozoário
(Uff 99) Um certo parasita, que causa uma doença humana, aloja-se no estômago e depois na glândula salivar do hospedeiro transmissor. A seguir, no ciclo de transmissão da doença para o homem, o parasita invade a corrente sangüínea, depois o fígado, onde se multiplica, atingindo novamente a corrente sangüínea.. O parasita, o hospedeiro transmissor e a doença descritos são, respectivamente:
'Trypanosoma gambiensis'/ 'Glossina palpalis'/ Doença do Sono
'Trypanosoma cruzi'/ Triatoma infestans'/ Doença de Chagas
(Pucmg 99) São medidas eficazes no combate e controle da Doença-de-Chagas:
evitar o desmatamento.
construção de casas com parede de alvenaria.
desinsetização externa e interna nas residências.
promover o saneamento básico.
melhorar as condições de vida no campo.
(Unesp 2000) Uma determinada moléstia que pode causar lesões nas mucosas, pele e cartilagens é transmitida por um artrópode e causada por um protozoário flagelado. Os nomes da doença, do artrópode transmissor e do agente causador são, respectivamente:
leishmaniose, mosquito anófeles e 'Leishmania brasiliensis'
úlcera de Bauru, mosquito cúlex e 'Plasmodium vivax'.
doença do sono, mosca tsé-tsé e 'Trypanosoma cruzi'.
doença de Chagas, barbeiro e 'Trypanosoma gambiensis'.
úlcera de Bauru, mosquito flebótomo e 'Leishmania brasiliensis'.
(Unirio 2000) "Uma descrição sucinta do 'Triatoma' (vulgarmente conhecido como chupança ou barbeiro) diria que é um inseto com perto de 2 centímetros de comprimento, asas achatadas, largas e listradas nas bordas, não muito diferente de uma barata doméstica comum, mas com um ferrão comprido. Ao contrário da barata, porém, é hematófago. O pior de tudo é que além de chupar o sangue das pessoas, defeca ao mesmo tempo. E é pelas fezes que transmite a moléstia." (De Cicco)
O texto anterior se refere ao hospedeiro intermediário da:
malária
ancilostomose
esquistossomose
Úlcera de Bauru
Doença de Chagas
(Unb 2000) O município de Bauru, no interior de São Paulo, registrou o primeiro caso de leishmaniose em cão. O médico veterinário que atendeu à ocorrência disse que se tratava de leishmaniose ¢visceral, doença considerada grave porque é transmissível para humanos e mata na maioria dos casos. O primeiro cão com a doença foi sacrificado pelo veterinário. A suspeita que está sendo investigada é de um segundo cão, que vivia no mesmo quarteirão. Se a doença for confirmada na sua forma mais grave, Bauru será a segunda região do Estado a ter o registro. O município de Araçatuba já sacrificou este ano 908 cães doentes. A cidade registrou no último mês o primeiro caso no Estado da doença em um ser humano. Bauru tem suspeita de leishmaniose visceral In: "Folha de S. Paulo", 22/05/99 (com adaptações).
A partir do texto acima, assinale as alternativas corretas:
(Uerj 2001) A doença de Chagas foi descrita em 1909 pelo médico brasileiro Carlos Chagas, na região norte de Minas Gerais. Lá verificou a existência de um inseto chamado popularmente de barbeiro, que, à noite, picava os habitantes da região. Quando Chagas examinou o barbeiro viu, em seu intestino, microorganismos que ele batizou de 'Tripanossoma cruzi', em homenagem a Oswaldo Cruz. Chagas pôde concluir que este inseto era o responsável pela doença quando encontrou o tripanossoma em amostras humanas de:
fezes
urina
saliva
sangue
(Ufc 2000) Considere o quadro a seguir.
Assinale a alternativa que contém os itens que completam corretamente o quadro anterior, substituindo, respectivamente, os números 1, 2 e 3.
Leishmaniose tegumentar - 'Plasmodium vivax' - Combate ao inseto vetor
Leishmaniose visceral - 'Plasmodium malariae' - Combate ao caramujo vetor
Calazar - 'Plasmodium vivax' - Combate aos roedores
Leishmaniose tegumentar - 'Plasmodium falciparum' - Combate aos roedores
Calazar - 'Plasmodium malariae' - Combate ao inseto vetor
(Ufc 99) A Doenças de Chagas continua causando muitas mortes no Brasil e em países pobres do mundo. O texto a seguir sobre esta doença é hipotético. Leia-o com atenção.
"Um paciente residente na periferia de Fortaleza procurou o posto médico, queixando-se, entre outras coisas, de febre, anemia, cansaço e hipertrofia ganglionar. Após os exames clínico e laboratorial, diagnosticou-se, corretamente, que ele estava com a Doença de Chagas. Ao tomar conhecimento do caso, um professor resolveu discutir o caso com seus alunos, solicitando que eles opinassem sobre que medidas deveriam ser tomadas para controlar a propagação da doença. Os alunos apresentaram cinco sugestões."
Dentre as sugestões apresentadas pelos alunos, a única inteiramente correta é:
isolamento do paciente, para evitar o contágio com outras pessoas, pois a doença se propaga também pela inalação do ar contaminado
campanha de vacinação em massa, em Fortaleza e por todo o estado do Ceará, para evitar uma epidemia na cidade
aplicação de inseticidas em toda a cidade, para eliminação do 'Aedes aegypti', inseto transmissor do 'Trypanosoma cruzi', agente causador da doença
vacinação de cães e eliminação de cães de rua, pois eles são reservatórios naturais de protozoários do grupo Trypanossoma
proteção das portas e janelas com telas, a fim de evitar a entrada do barbeiro, inseto transmissor da doença, nas residências
(Ufal 99) As afirmações a seguir dizem respeito à MALÁRIA. Assinale os itens corretos.
(Ufpi 2001) Dentre as doenças humanas causadas por protozoários, estão a amebíase e a giardíase. Assinale a alternativa que mostra aspectos comuns a essas duas enfermidades.
Têm como forma de contágio o uso de objetos contaminados
São causadas por protozoários do gênero 'Entamoeba'
Causam ulcerações graves da pele, principalmente no rosto, nos braços e nas pernas
Requerem como medida preventiva, evitar o uso direto de sanitários públicos
Apresentam como sintomas: diarréias e lesões na parede intestinal
(Ufc 2002) Recentemente, tem havido no estado do Ceará inúmeros casos de leishmaniose visceral ou calazar. Assinale a alternativa que cita, corretamente, o agente causador, a forma de transmissão e a profilaxia dessa doença.
protozoário 'Leishmania donovani' - picada do mosquito do gênero 'Lutzomyia' - combate ao mosquito
protozoário 'Entamoeba histolytica' - ingestão de cistos - eliminação de cães contaminados
protozoário 'Leishmania brasiliensis' - picada do mosquito do gênero 'Aedes' - combate ao mosquito
protozoário 'Toxoplasma gondii' - ingestão de oocistos - remoção de dejetos de gatos
protozoário 'Balantidium coli' - ingestão de cistos - saneamento básico
(Pucrs 2003) A revista científica "Nature" publicou, em sua edição de 3 de outubro de 2002, o resultado do estudo que seqüenciou o genoma do protozoário 'Plasmodium falciparum', o principal causador da malária no ser humano. Paralelamente, a revista "Science" publicou a seqüência do genoma do mosquito 'Anopheles gambiae', transmissor do parasito. Ambas as publicações estão agora disponíveis à comunidade científica, a qual poderá acelerar pesquisas que desenvolvam vacinas ou drogas que impeçam ou diminuam a transmissão desta doença, que afeta milhões de indivíduos por ano.
No homem, o referido parasito ataca
leucócitos e fibroblastos
osteócitos e leucócitos
hemácias e hepatócitos
fibroblastos e neurônios
plaquetas e hepatócitos
(Fuvest 90) O protozoário parasita cujo ciclo de vida está esquematizado a seguir é
o plasmódio, transmitido por um mosquito
a leishmânia, transmitida por um mosquito
o tripanossomo, transmitido pelo barbeiro
o esquistossomo, transmitido pelo barbeiro
a filária, transmitida por um mosquito
(Uel 94) A figura a seguir mostra um protozoário em reprodução.
Essa reprodução é por:
divisão binária
divisão múltipla
esporogonia
conjugação
gamogonia
(Cesgranrio 93) A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que, no Terceiro Mundo, quase meio bilhão de pessoas estão sofrendo de doenças tropicais. Uma dessas doenças é a malária. Para combatê-a, entre outras medidas profiláticas, pode-se:
construir redes de esgotos
drenar regiões alagadas
substituir choupanas por casas de alvenaria
ter cuidados com higiene pessoal e alimentos
vacinar populações ribeirinhas
(Mackenzie 96) A respeito dos protozoários, são feitas as afirmações a seguir:
I - Todos eles apresentam vacúolos contráteis em sua célula. II - Todos eles são heterótrofos e de respiração aeróbia. III - Alguns podem se reproduzir sexuadamente.
Estão corretas:
todas estão corretas
todas estão erradas
apenas I e II estão corretas
apenas I e III estão corretas
apenas III está correta
(Fatec 92) A doença de Chagas é considerada uma grande endemia brasileira. Sua transmissão ocorre:
através da picada do inseto barbeiro
através das fezes do inseto barbeiro
através da picada do mosquito 'Culex'
através da picada do mosquito 'Aedes Aegypti'
através das fezes do mosquito 'Culex'
(Fatec 90) O agente etiológico da malária ou maleita é:
o 'Plasmodium falciparum' um protozoário
o 'Schistosoma mansoni' um platielminto
um mosquito do gênero Aedes
a 'Wuchereria bancrofti', um nematódio
a 'Leishmania brasiliensis', um protozoário
(Mackenzie 94) Segundo noticiário dos principais jornais da cidade de São Paulo, habitantes de regiões recentemente inundadas por chuvas torrenciais estão apresentando umas doença chamada leptospirose. Essa doença é causada por:
bactérias que contaminaram a água potável
vírus, transmitidos pela urina de ratos
bactérias, transmitidos pela urina de ratos
vermes que são ingeridos pela água contaminada
picadas de insetos, que em épocas de chuvas se reproduzem muito
(Pucmg 97) Atualmente, em Belo Horizonte, há uma preocupação muito grande com uma doença que é causada por um protozoário e que é transmitida através da picada de mosquitos flebotomídeos. Essa doença, que pode matar o homem, causa destruição das vísceras, pois esses protozoários se alojam e se multiplicam nas células retículo-endoteliais dos baço, fígado e medula óssea. O cão, que sofre ação de localização víscero-cutânea, é considerado como reservatório. O agente etiológico da doença anterior pertence ao gênero:
Trypanosoma
Giardia
Leishmania
Plasmodium
Entamoeba
(Pucmg 2001) No Brasil, em determinadas regiões, a malária tem ainda caráter endêmico, isto é, existe constantemente, atingindo um número significativo de pessoas. São métodos mais comuns de profilaxia da malária, EXCETO:
tratamento das pessoas doentes
combate às larvas do mosquito nas regiões alagadas por peixes larvófagos
uso de telas e cortinados nas casas
tratamento do esgoto doméstico
(Mackenzie 2002) A malária ou impaludismo é uma doença muito disseminada nos países tropicais, inclusive no Brasil, na região amazônica, com mais de 500.000 casos por ano. O modo de transmissão ocorre por meio de um mosquito:
fêmea que necessita de sangue para a produção de seus ovos
fêmea ou macho que necessitam de sangue para o acasalamento
fêmea ou macho que constituem o hospedeiro intermediário do parasita
macho onde se dá a reprodução sexuada do parasita
macho que possui o aparelho bucal mais desenvolvido do que a fêmea
(Pucsp 2001) O gráfico abaixo tem relação com o ciclo de um protozoário parasita pertencente ao gênero Plasmodium. Nele, são mostradas as variações de temperatura corpórea em função do tempo, em pessoas infectadas pelo parasita:
As setas no gráfico indicam o momento em que uma das formas de vida desse parasita:
entrou na circulação por meio da picada de um inseto infectado
apresentou alta taxa de reprodução no fígado
apresentou alta taxa de reprodução nas fibras cardíacas
foi liberada no sangue, após o rompimento de hemácias
causou sérias lesões no intestino
(Uel 2001) Protozoários podem causar diversas doenças ao homem. Nas alternativas abaixo, identifique aquela em que o protozoário, seu agente transmissor e a doença causada estão corretamente relacionados.
'Trypanosoma cruzi', triatomídeo, doença de Chagas
'Leishmania brasiliensis', contato com água, leishmaniose
'Entamoeba histolytica', contato com água, amarelão
'Plasmodium vivax', barbeiro, malária
'Plasmodium falciparum', barbeiro, doença de Chagas
(Ufv 2001) O gráfico a seguir apresenta a variação da temperatura, em função do tempo, de um paciente com malária.
Com base no gráfico é INCORRETO afirmar que:
pelo intervalo da febre, trata-se da malária do tipo quartã benigna
os períodos febris correspondem às picadas do mosquito 'Anopheles'
o paciente teve acessos de febre, aproximadamente, a cada 72 horas
o tipo de febre sugere que o agente etiológico seja o 'Plasmodium malariae'
a amplitude de variação da temperatura corpórea excedeu a 3°C
(Ufrn 2000) Em Pau dos Ferros e Caicó, municípios norte-rio-grandenses, têm sido detectados casos de cardiomiopatia. Exames clínicos e laboratoriais indicam que o agente etiológico dessa patologia pode ser o(a):
'Toxoplasma gondii', veiculado pelas dejeções do inseto transmissor, que é muito freqüente nos telhados das casas
'Leishmania donovani' inoculada, no ato do hematofagismo, pelo barbeiro, que se esconde em colchões de palha
'Trypanossoma cruzi' transmitido pelos excretas do barbeiro, que vive nas frestas das casas de taipa
'Plasmodium sp.' veiculado pela saliva do inseto transmissor, o qual é muito freqüente nos pêlos dos animais domésticos
(Ufpel 2000) Algumas doenças como amebíase, doença de Chagas e malária, entre outras, promovem debilitações no organismo humano. Em casos mais graves, podem, muitas vezes, levar à morte. Com base nas informações acima relatadas, você enquadraria essas doenças no grupo das:
viroses
infecções bacterianas
protozooses
cisticercoses
nematoses
(Uel 2000) Considere as seguintes medidas profiláticas:
I. colocação de telas em portas e janelas II. ingestão de frutas e verduras bem lavadas III. ingestão de água não contaminada IV. eliminação do barbeiro transmissor V. erradicação do mosquito transmissor VI. saneamento básico
Podem diminuir a incidência da disenteria amebiana causada pela 'Entamoeba histolytica', SOMENTE:
I, II e III
I, IV e V
II, III e VI
II, IV e V
IV, V e VI
(Pucpr) O ciliado 'Paramecium caudatum' é constituído por uma só célula alongada e achatada, medindo entre 150 e 300 micrômetros de comprimento e seu aspecto lembra o formato de uma sola de sapato. É recoberto por cílios. Analise as afirmações relacionadas ao paramécio e aos protozoários em geral.
I - Os cílios presentes no paramécio, com a função de locomoção, têm origem nos centríolos. II - Os protozoários, como o paramécio, apresentam duas membranas, a plasmática e a parede celular. III - A regulação osmótica no paramécio é feita por dois vacúolos contráteis, localizados em cada uma de suas extremidades. Esses vacúolos são encontrados em protozoários de água doce. IV - A maioria dos ciliados têm vida livre, como o paramécio. V - Diversas espécies de protozoário são parasitas, causando doenças em animais e no homem.
Estão corretas as afirmações:
I, II, IV e V.
I, III, IV e V.
I, II, III e IV.
I, II, III e V.
II, III, IV e V.
(Enem 2003) Houve uma grande elevação do número de casos de malária na Amazônia que, de 30 mil casos na década de 1970, chegou a cerca de 600 mil na década de 1990. Esse aumento pode ser relacionado a mudanças na região, como:
as transformações no clima da região decorrentes do efeito estufa e da diminuição da camada de ozônio
o empobrecimento da classe média e a conseqüente falta de recursos para custear o caro tratamento da doença
o aumento na migração humana para fazendas, grandes obras, assentamentos e garimpos, instalados nas áreas de floresta
as modificações radicais nos costumes dos povos indígenas, que perderam a imunidade natural ao mosquito transmissor
a destruição completa do ambiente natural de reprodução do agente causador, que o levou a migrar para os grandes centros urbanos
(Ufmg 2004) Pretende-se realizar uma pesquisa sobre as possíveis causas de ocorrência de malária na população humana que habita a Região Metropolitana de Belo Horizonte - manancial Rio Manso/COPASA -, no verão de 2003. Nesse caso, podem ser considerados todos os seguintes fatores, EXCETO:
Contaminação da fauna silvestre pelo protozoário
Migração constante de pessoas contaminadas
Proliferação do transmissor em ambiente aquático
Vacinação da população em épocas de chuva
(Ufpr 2004) Papiros egípcios, datados do século VI a.C., relatam uma associação entre febre, calafrios e aumento do tamanho do baço. Na Europa medieval, essa condição era conhecida como malária, embora o agente causal fosse desconhecido. A malária é uma doença que tem como quadro clínico a febre cíclica, com períodos de 48-48 horas ou 72-72 horas, e que resulta do rompimento das células infestadas e da liberação de mediadores solúveis. Essa doença tem como complicação mais grave a malária cerebral, caracterizada por rigidez da nuca, convulsões e coma. Sobre a malária, é correto afirmar:
I - É causada por protozoários do gênero Plasmodium. II - É causada por protozoários do gênero Trypanosoma. III - É causada por flavivírus, transmitidos pela picada do mosquito Aedes sp. IV - É causada por riquétsias, transmitidas pela picada de carrapatos. V - É transmitida pela picada do mosquito anofelídeo. VI - É transmitida por caramujos de água doce. VII - É transmitida pela fêmea de seu agente transmissor.
I, V e VII estão corretas
todas estão corretas
todas estão erradas
II, III e VI estão corretas
apenas IV está correta
64. (Ufpe 2004) Os protozoários apresentam membrana plasmática, citoplasma e núcleo, o qual contém o material genético e é circundado pela carioteca. Os protozoários podem ser estudados, considerando-se suas características locomotoras. Analise cada proposição apresentada na tabela adiante.
assinale a alternativa que corresponde à sequencia de respostas corretas:
V V F V F
V V V F F
F F V F V
F V F V F
(Pucpr 2004) Um determinado parasita causador de doenças na espécie humana aloja-se na glândula salivar do hospedeiro transmissor. A seguir, no ciclo de transmissão da doença para o homem, o parasita invade a corrente sangüínea, depois o fígado, onde se multiplica, atingindo novamente a corrente sangüínea. O parasita, o hospedeiro transmissor e a doença são, respectivamente:
Plasmodium vivax / Anopheles / Malária
Trypanosoma cruzi / Triatoma infestans / Doença de Chagas
Wuchereria bancrofti / Culex fatigans / Filariose
Trypanosoma gambiensis / Glossina palpalis / Doença do sono
(Ufmg 97) A seguir são apresentados alguns procedimentos que podem ser adotados na prevenção de algumas doenças:
Lavar as mãos antes das refeições e após usar os sanitários. Conservar sempre as unhas cortadas e limpas. Manter as instalações sanitárias em boas condições de higiene.
Das protozooses a seguir a única que pode ser evitada por esses procedimentos é a:
amebíase.
doença de Chagas.
leishmaniose.
malária.
(Enem 98) Em uma aula de Biologia, o seguinte texto é apresentado:
LAGOA AZUL ESTÁ DOENTE
Os vereadores da pequena cidade de Lagoa Azul estavam discutindo a situação da Saúde no Município. A situação era mais grave com relação a três doenças: Doença de Chagas, Esquistossomose e Ascaridíase (lombriga). Na tentativa de prevenir novos casos, foram apresentadas várias propostas:
Proposta 1: Promover uma campanha de vacinação. Proposta 2: Promover uma campanha de educação da população com relação a noções básicas de higiene, incluindo fervura de água. Proposta 3: Construir rede de saneamento básico. Proposta 4: Melhorar as condições de edificação das moradias e estimular o uso de telas nas portas e janelas e mosquiteiros de filó. Proposta 5: Realizar campanha de esclarecimento sobre os perigos de banhos nas lagoas. Proposta 6: Aconselhar o uso controlado de inseticidas. Proposta 7: Drenar e aterrar as lagoas do município.
Você sabe que a Doença de Chagas é causada por um protozoário ('Trypanosoma cruzi') transmitido por meio da picada de insetos hematófagos (barbeiros). Das medidas propostas no texto "A Lagoa Azul Está Doente", as mais efetivas na prevenção dessa doença são:
1 e 2
3 e 5
4 e 6
1 e 3
2 e 3
Considerando os vários mecanismos de transmissão das doenças, é correto afirmar que:
Com relação às parasitoses no Brasil, é correto afirmar que:
(Ufg 2000) PNEUMOTÓRAX
Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos. A vida inteira que podia ter sido e que não foi. Tosse, tosse, tosse.
Mandou chamar o médico: - Diga trinta e três. - Trinta e três... trinta e três... trinta e três... -Respire. .........................................................................................
- O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado. - Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax? -Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.
Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos...podem ser sintomas de doenças causadas por protozoários ou por bactérias. Conta-se, entre essas doenças:
(Fgv 96) Devido ao surgimento, em vários Estados brasileiros, de surtos de doenças relacionadas ao acúmulo de água em pneus abandonados, depósitos de ferro velho e quintais, têm sido utilizada a televisão e vários outros meios de comunicação para alertar a população sobre os riscos dos objetos, vasos e plantas que possam servir de depósito de água, considerando ser esta condição propícia ao aparecimento de várias doenças. Indique a alternativa correta:
Pneumonia, dengue, esquistossomose.
Febre amarela, dengue e malária.
Dengue, amebíase e esquistossomose.
Febre amarela, giardíase e doença de Chagas.
Febre amarela, giardíase e cryptosporidiose.
(Fuvest 97) Que doenças poderiam ser evitadas com a eliminação de reservatórios de água parada onde se reproduzem insetos vetores?