Leia com atenção e clique na(s) resposta(s) correta(s). Cada resposta errada diminui o seu percentual
(Ufjf 2003) Uma espécie animal (A), produtora de substâncias tóxicas, possui cores vivas, de advertência, que facilitam o seu reconhecimento como perigosa para o predador. Por outro lado, uma outra espécie (B), que não é tóxica, também apresenta essas cores, sendo, assim, favorecida pela seleção natural, já que os predadores também a evitam. Assinale a alternativa que define o modelo de adaptação da espécie B:
Inquilinismo
Competição
Mimetismo
Protocooperação
Co-dominância
(Pucmg 2004) A figura a seguir representa uma associação entre um pequeno peixe 'Perissodus microlepis', que habita o lago Tanganyika na África leste central e sua presa (um outro peixe). Esse peixe se alimenta de escamas da presa e possui a boca que se abre ou para a direita ou para a esquerda como decorrência da articulação mandibular assimétrica. Indivíduos com abertura bucal direcionada para esquerda sempre atacam o lado direito da presa e vice-versa. As presas estão sempre atentas à aproximação dos predadores. Assim, os ataques serão mais eficientes se a presa tiver obrigação de controlar ambos os lados.
Assinale a afirmativa INCORRETA.
O comportamento da presa favorece ou prejudica igualmente os predadores.
No caso relatado no enunciado, está evidente um exemplo de seleção dependente de freqüência.
O tipo de seleção natural que o exemplo ilustra mantém a diversidade genética nas populações.
O sucesso dos indivíduos que apresentam a morfologia mais comum será maior do que o daqueles que apresentam a morfologia menos comum.
(Ufmg 98) Uma população de insetos apresentava distribuição fenotípica como mostra a figura I. Após a introdução de um predador, essa população passou a apresentar a distribuição mostrada na figura II.
Com base nas informações e em seus conhecimentos, você pode afirmar que ...
a pressão do predador favoreceu a diversidade fenotípica da população de insetos.
a população de insetos tornou-se mais vulnerável às variações ambientais.
a pressão do predador causou um aumento na variabilidade genética da população de insetos.
a população de insetos mostrou capacidade adaptativa.
(Ufrj 95) O rato canguru é um pequeno mamífero, comum no deserto americano, que consegue sobreviver nessa região hostil graças às várias adaptações que possui: ele se alimenta à base de sementes com elevado conteúdo de gordura, não possui glândulas sudoríparas, tem hábitos noturnos e um focinho afilado e comprido. Essas características representam adaptações do animal a um aspecto marcante de seu habitat. Identifique esse aspecto marcante.
Escassez de água.
Temperaturas muito altas no período noturno
Excesso de umidade
Vegetação abundante em oleaginosas
(Ufrj 95) O rato canguru é um pequeno mamífero, comum no deserto americano, que consegue sobreviver nessa região hostil graças às várias adaptações que possui: ele se alimenta à base de sementes com elevado conteúdo de gordura, não possui glândulas sudoríparas, tem hábitos noturnos e um focinho afilado e comprido. Essas características representam adaptações do animal a um aspecto marcante de seu habitat porque...
(Ufrj 95) Vários indivíduos de uma planta foram introduzidos numa ilha muito grande. Como não existia insetos que pudessem atacar a planta, ela rapidamente colonizou grandes espaços da ilha. Essas plantas possuem um "locus" com dois genes alelos A1 e A2‚ que, no momento da colonização, tinha a mesma freqüência. Os alelos A1 e A2‚ atuam de forma diferente em duas características da planta, a saber, na capacidade de sobrevivência nas condições climáticas da ilha e na resistência das plantas aos ataques dos insetos, como mostra a tabela a seguir:
Depois de 10 gerações dessas plantas na ilha, foi introduzida uma espécie de inseto que conseguia alimentar-se delas. Com base nos dados da tabela, responda: O gene A1 desaparece da população depois da introdução do inseto? Justifique sua resposta.
Não, porque os heterozigotos (A1A2‚) são resistentes aos insetos predadores.
Sim, porque os heterozigotos (A1A2‚) são resistentes aos insetos predadores.
Não, porque os heterozigotos (A1A2‚) não são resistentes aos insetos predadores.
Sim, porque os heterozigotos (A1A2‚) não são resistentes aos insetos predadores.
(Ufrj 95) Vários indivíduos de uma planta foram introduzidos numa ilha muito grande. Como não existia insetos que pudessem atacar a planta, ela rapidamente colonizou grandes espaços da ilha. Essas plantas possuem um "locus" com dois genes alelos A1 e A2‚ que, no momento da colonização, tinha a mesma freqüência. Os alelos A1 e A2‚ atuam de forma diferente em duas características da planta, a saber, na capacidade de sobrevivência nas condições climáticas da ilha e na resistência das plantas aos ataques dos insetos, como mostra a tabela a seguir:
Depois de 10 gerações dessas plantas na ilha, foi introduzida uma espécie de inseto que conseguia alimentar-se delas. Com base nos dados da tabela, responda: O gene A2‚ desapareceu da população antes da introdução do inseto? Justifique sua resposta.
Não, porque os heterozigotos (A1A2‚) são capazes de sobreviver nas condições climáticas da ilha.
Sim, porque os homozigotos (A1A2‚) são capazes de sobreviver nas condições climáticas da ilha.
Não, porque os heterozigotos (A1A2‚) são incapazes de sobreviver nas condições climáticas da ilha.
Sim, porque os heterozigotos (A1A2‚) são incapazes de sobreviver nas condições climáticas da ilha.
(G1) O processo de modificações sofridas pelos seres vivos ao longo do tempo é denominado:
desenvolvimento
evolução
reprodução
metabolismo
estabilidade
(Cesgranrio 90) A borboleta 'Kallima sp.', quando pousada, parece uma folha seca. Igualmente o bicho-pau se parece com um graveto. Qual das explicações a seguir é correta para explicar o fato?
O animal adota a forma para melhor se defender.
É resultado do seu hábito alimentar.
É totalmente fortuito.
Animais e vegetais tiveram a mesma origem.
É o resultado da seleção natural.
(Puccamp 97) Na região ártica, durante o inverno, a coloração de certas aves muda de escura para branca; no verão, torna-se novamente escura. Esse fato constitui um exemplo de...
oscilação genética.
especiação alopátrica.
isolamento estacional.
mutação gênica induzida.
adaptação individual.
(Unirio 97) Com relação à figura a seguir, podemos afirmar que a semelhança morfológica entre os dois tipos de asas:
é o resultado da adaptação à execução de uma mesma função.
é conseqüência da irradiação adaptativa.
mostra homologia entre elas.
comprova a ancestralidade comum.
comprova a mesma origem embriológica.
(Unesp 98) Os diagramas representam os caminhos evolutivos a partir de duas espécies hipotéticas (X e J), onde as setas indicam o sentido da evolução ao longo do tempo.
Analise os diagramas e indique a espécie que, provavelmente, venha por muito tempo apresentando um alto grau de adaptação ao seu ambiente.
X
R
N
M
J
(Fatec 98) A seleção natural origina mecanismos que garantem a adaptação das espécies ao seu ambiente. Mimetismo, coloração de aviso e mimecria são exemplos desses mecanismos.
I. Mimetismo II. Coloração de aviso III. Mimecria
A - A espécie se adapta imitando o ambiente. B - A espécie possui sabor desagradável ou toxidade e atrai o predador com desenhos e cores marcantes. C - A espécie imita a coloração de aviso de outra espécie.
Analise os termos e proposições. Assinale a alternativa que contém as associações corretas.
I A; II B; III C.
I A; II C; III B.
II A; III B; I C.
II A; III C; I B.
I C; II B; III A.
(Unb 98) Os homens sempre se espantaram diante das belezas naturais. Poetas, pintores, cada um a seu modo, tentam retratar a profunda beleza do mundo dos seres vivos. Uma das coisas que mais atraem os olhos é a imensa variedade de formas e cores. Além de encanto para os olhos, essas cores muitas vezes estão ligadas a funções biológicas e foram sendo selecionadas ao longo da evolução. A esse respeito, julgue os itens abaixo, marcando a(s) alternativa(s) correta(s)
(Ufrs 98) Dentre os filos animais relacionados a seguir, quais desenvolveram as melhores adaptações para a conquista do ambiente terrestre?
Celenterados e moluscos.
Platelmintos e equinodermos.
Artrópodos e cordados.
Asquelmintos e poríferos.
Protozoários e anelídeos.
(Uff 99) Um fazendeiro semeou trevos de variedade alta em uma área cercada. Após a semeadura reservou metade dessa área para pasto de gado (área A), ficando a outra metade isolada (área B). Três anos depois, um botânico removeu amostras de trevos de área A e B, transplantando-as em um jardim experimental. Após algum tempo, o botânico observou diferença no desenvolvimento das amostras transplantadas: grande proporção das retiradas da área A era de planta rasteira, enquanto das retiradas da área B, era de planta alta e vigorosa.
Assinale toda alternativa que menciona um fator determinante da diferença observada pelo botânico.
(Uel 99) Um mamífero, que apresenta pelagem escura durante o verão e pelagem branca, muito mais longa e espessa no inverno, está adaptado para viver...
em manguezais.
no deserto do Saara.
em florestas tropicais.
na tundra canadense.
nas savanas africanas
(Ufsm 99) O bicho-pau, inseto do grupo dos gafanhotos, tem forma semelhante a um graveto. Outros insetos são parecidos com folhas devido à sua forma e coloração. Esse fenômeno em que animais apresentam grande semelhança com o ambiente onde vivem, o que facilita esconderem-se de predadores ou presas, é chamado de...
mutualismo
camuflagem
protocooperação
mimetismo
inquilinismo
(Unicamp 2000) A fauna de fundo de cavernas é caracterizada por turbelários, minhocas, sanguessugas, muitos crustáceos e insetos, aracnídeos e caramujos. Os vertebrados são representados por peixes, salamandras e morcegos. Os morcegos se refugiam na caverna durante o dia. Geralmente os animais são despigmentados e os peixes são cegos. Muitos insetos, miriápodes e aracnídeos têm pernas e antenas desmesuradas, não raro densamente revestidas de cerdas. Alguns besouros têm cerdas distribuídas pelo corpo todo. A umidade constante é de especial importância; geralmente os animais são estenotermos. O alimento é raro, a escuridão é completa, faltam vegetais. (Adaptado de Mello Leitão, C. ZOOGEOGRAFIA DO BRASIL, 1943)
Marque a(s) alternativas(s) correta(s) do ponto de vista evolutivo.
(Ufpel 2000) Charles Darwin foi um naturalista britânico que, no século XIX, elaborou uma teoria que buscava explicar as relações entre os seres vivos e as mudanças sofridas por eles ao longo dos tempos, através de um mecanismo por ele denominado de "seleção natural". Em sua grande obra "Origem das Espécies" (1859, 1 edição), discorreu sobre vários temas, sendo um dos principais a variação dos animais no estado doméstico, em que analisou a escolha de características por parte dos criadores de raças de cães e de pombos.
Considerando especificamente o livro "Origem das Espécies", seu principal ponto de argumentação a favor da seleção natural foi (foram)
a hereditariedade.
a lei do uso e desuso.
os tentilhões das Ilhas Galápagos.
a criação divina.
a seleção artificial.
(Ufal 2000) A lebre do Ártico muda sua pelagem duas vezes por ano. Quando o inverno se aproxima, perde os pêlos e produz outros que são...
cinzentos, protegendo-a de seus predadores.
brancos, protegendo-a de seus predadores.
pretos, protegendo-a de seus predadores.
cinzentos, tornando-a bem visível no ambiente.
brancos, tornando-a bem visível no ambiente.
(Ufmg 2002) Pesquisando algumas cavernas em Minas Gerais, biólogos observaram que a freqüência de peixes cegos - mutantes - era muito maior dentro que fora delas. Esse fato explica-se, PROVAVELMENTE, porque
as mutações para a cegueira ocorrem com maior freqüência no interior das cavernas.
os peixes cegos são mais predados fora das cavernas que no interior delas.
os peixes mutantes perderam a capacidade de enxergar por viverem no escuro.
os peixes não-mutantes morrem mais freqüentemente no interior das cavernas.
(Ufrs 2001) As afirmações abaixo se referem a adaptações morfológicas relacionadas a hábitos de diferentes animais.
I - As aves de rapina, tais como gaviões e corujas, por serem predadores típicas, apresentam bico longo e pontudo e pernas compridas, aumentando a velocidade de deslocamento. II - As pererecas apresentam discos adesivos em suas patas, o que lhes confere o comportamento mais arborícola dentre os anfíbios. III - Os morcegos, por serem animais noturnos, desenvolveram um eficiente sistema de orientação pelo som, chamado de ecolocação.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas I e II.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
I, II e III.
(Unirio 2003) A conquista do ambiente terrestre, superando obstáculos tais como as trocas gasosas no meio aéreo e a desidratação, foi capítulo importante na história da evolução de animais e plantas. Em relação à reprodução nesse ambiente, destacam-se nos vertebrados e plantas, respectivamente:
ovo amniota e tubo polínico.
alantóide e oogamia.
vitelo e fruto.
âmnio e vascularização.
espermatozóide e anterozóide.
(Ufmg 2003) A maioria das espécies de bromélias vive em ambientes de florestas, sobre galhos e troncos de árvores. Pesquisadores verificaram que indivíduos da mesma espécie podem apresentar grande variação fenotípica. Analise estes gráficos do comportamento da bromélia 'Neoregelia johannis':
FONTE: "Ciência Hoje" 26 (155), 1999.
Com base nas informações desses gráficos e em outros conhecimentos sobre o assunto, pode-se concluir que, nas bromélias, a área da folha e o número de espinhos se relacionam com todas as seguintes adaptações, EXCETO...
Redução dos efeitos da insolação em locais abertos
Aumento de defesa contra herbívoros em locais abertos
Aumento da captação de luz em locais sombreados
Redução da transpiração em locais iluminados
(Enem 2003) A biodiversidade é garantida por interações das várias formas de vida e pela estrutura heterogênea dos habitats. Diante da perda acelerada de biodiversidade, tem sido discutida a possibilidade de se preservarem espécies por meio da construção de "bancos genéticos" de sementes, óvulos e espermatozóides. Apesar de os "bancos" preservarem espécimes (indivíduos), sua construção é considerada questionável do ponto de vista ecológico-evolutivo, pois se argumenta que esse tipo de estratégia
I. não preservaria a variabilidade genética das populações; II. dependeria de técnicas de preservação de embriões, ainda desconhecidas; III. não reproduziria a heterogeneidade dos ecossistemas.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
(Ufg 2003) Para comprovação da teoria da evolução, várias das evidências descritas na literatura relacionam estrutura anatômica e celular dos seres vivos, provas embriológicas, bioquímicas e cromossômicas e ainda análises e provas zoogeográficas. De fato, é inegável que, muitas vezes, espécies diferentes possuam estruturas com grandes semelhanças.
Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir e marque a(s) correta(s)
(Ufg 2003) Os mamíferos primitivos surgiram há milhões de anos. Por irradiação adaptativa, diferentes representantes dessa classe desenvolveram a capacidade de percorrer grandes distâncias utilizando os membros posteriores ou inferiores. Por isso, certos animais desse grupo tornaram-se saltadores. Com relação às considerações acima, explique a importância da capacidade de saltar para a adaptação aos ambientes.
facilidade para alcançar a presa e fugir dos predadores
dificuldade para alcançar a presa e fugir dos predadores
facilidade para alcançar o predador e fugir da presa
dificuldade para alcançar o predador e fugir da presa
(Ufla 2003) Considere os pares dos diferentes termos:
olhos sem pálpebras --> olhos com pálpebras fecundação externa --> fecundação interna ovos sem casca --> ovos com casca amônia --> ácido úrico
Eles descrevem a mudança de animais de
ambientes terrestres para ambientes aquáticos.
ambientes aquáticos marinhos para ambientes aquáticos dulcículos.
ambientes tropicais para ambientes temperados.
ambientes aquáticos para ambientes terrestres.
ambientes temperados para ambientes tropicais.
(Ufpi 2003) A arraia 'Potamotrygon falkneri' ocorre nos rios, vazantes e baías do Pantanal, apresenta fecundação interna e os filhotes já nascem formados. Alimenta-se de pequenos peixes, crustáceos e moluscos. Com base no texto, assinale a alternativa que mostra as informações corretas sobre esse animal.
hábitat salino - ovivíparo - onívoro.
hábitat salobro - ovíparo - herbívoro.
hábitat dulcícola - vivíparo - herbívoro.
hábitat dulcícola - vivíparo - carnívoro.
hábitat salobro - ovíparo - carnívoro.
(Ufrn 2003)
Répteis e aves foram os primeiros grupos animais na escala filogenética a apresentar âmnio e alantóide no ovo. Por conta desse ganho evolutivo, esses animais tornaram-se capazes de...
desenvolver-se sem metamorfose.
produzir maior número de filhotes.
formar a cavidade celomática.
reproduzir-se fora da água.
(Ufrn 2003)
O grupo de répteis do qual faz parte o jacaré já existia na época dos dinossauros. Muitos grupos de répteis desapareceram, mas o grupo dos jacarés existe até hoje. Isso se deve, provavelmente, ao fato de o jacaré...
habitar locais onde existe abundância de alimento.
viver em ambientes que sofreram poucas mudanças.
colocar ovos que são chocados em ninhos bem escondidos.
ter o corpo todo revestido por placas dérmicas.
(Ufscar 2003) Considere as seguintes características da espécie 'Homo sapiens':
I. ausência de cauda. II. presença de vértebras. III. coração com quatro cavidades. IV. endotermia (homotermia).
A ordem cronológica mais provável de ocorrência desses eventos ao longo da história evolutiva dos cordados foi:
I, II, III e IV
I, III, II e IV
II, III, IV e I
II, IV, I e III
III, IV, II e I
(Ufmg 2004) Analise estes agrupamentos de animais:
Para a formação desses três agrupamentos, o critério comum adotado foi...
a regulação de temperatura.
o número de membros locomotores.
o revestimento do corpo.
o tipo de fecundação.
(Ufmg 2004) Analise estes gráficos, em que estão representadas populações de insetos com três tipos de genótipos e fenótipos - insetos com asas longas (SS), insetos com asas curtas (Ss) e insetos sem asas (ss) - em dois ecossistemas diferentes - lagoa permanente e lagoa temporária:
Considerando-se as informações contidas nesses gráficos, é CORRETO afirmar que a seleção natural...
atua favorecendo fenótipos diferentes nas duas lagoas.
aumenta a probabilidade de os insetos SS deixarem descendentes nas duas lagoas.
favorece os indivíduos heterozigotos na lagoa permanente.
impede os cruzamentos de homozigotos recessivos na lagoa temporária.
(Puc-rio 2004) Espécies que realizam normalmente a reprodução assexuada tendem, quando sob stress ambiental, a fazer reprodução sexuada. Indique a opção que apresenta a vantagem para essa mudança de comportamento.
Maior dispêndio energético na produção de gametas.
Não-necessidade da produção de gametas.
Aumento do tamanho da prole a cada evento reprodutivo.
Aumento da variabilidade genética.
Aumento da velocidade de reposição da população.
(Puccamp 99) Números iguais de duas variedades de plantas da mesma espécie (I e II) foram introduzidos em determinado ambiente. Depois de diversas gerações, verificou-se que a variedade I tornara-se mais abundante. Com base nesses dados, é correto afirmar que...
I não foi submetida à ação da seleção natural e, por isso, pôde aumentar em número.
I sofreu mutações vantajosas, induzidas pelo ambiente, tornando-se mais resistente.
I apresentou maior capacidade de adaptação ao meio, o que aumentou suas chances de sobreviver e de deixar descendentes.
II possuía maior números de alelos recessivos que, freqüentemente, levam à letalidade.
II, através de um processo de convergência adaptativa, transformou-se progressivamente em I.
(Ufpi 2001) Assinale a alternativa que menciona, corretamente, o que pode significar, sob o ponto de vista evolutivo, o fato de animais com características primitivas, como as esponjas, terem sido um dos primeiros a se formar e serem abundantes até hoje.
Sua estratégia evolutiva não foi bem sucedida.
A seleção natural não atuou sobre as esponjas.
As esponjas mostraram adaptação às pressões ambientais.
Não foram expostos a nenhum tipo de pressão ambiental.
Não apresentaram muita variabilidade genética.
(G1) Qual é a diferença entre mimetismo e camuflagem? São exemplos de animais que podem se camuflar e outros que são miméticos.
(Ufrj 2003) O I.V. é um indicador da variedade de formas e tamanhos dos bicos de grupos de espécies de aves. Quanto maior o I.V. de um grupo de espécies, maior a variedade dos bicos. O gráfico a seguir relaciona o I.V. das espécies de aves de duas regiões (A e B) à porcentagem de espécies de cada região que migra para outros locais do planeta durante a época de reprodução e criação dos filhotes.
Identifique a região em que há uma MENOR variedade de bicos e explique de que forma o padrão de migração destas aves favorece a sobrevivência de seus filhotes.