Relacione qual a função de cada uma dessas partes da flor.
Pistilo - aparelho reprodutor feminino Estames - aparelho reprodutor masculino Pétalas - folhas modificadas para proteção dos aparelhos reprodutores masculino e feminino; geralmente coloridas. Sépalas - proteção e sustentação dos verticilos florais.
Pistilo - aparelho reprodutor feminino Pétalas - aparelho reprodutor masculino Estames - folhas modificadas para proteção dos aparelhos reprodutores masculino e feminino; geralmente coloridas. Sépalas - proteção e sustentação dos verticilos florais.
Sépalas - aparelho reprodutor feminino Estames - aparelho reprodutor masculino Pétalas - folhas modificadas para proteção dos aparelhos reprodutores masculino e feminino; geralmente coloridas. Pistillos - proteção e sustentação dos verticilos florais.
Estames - aparelho reprodutor feminino Sépalas - aparelho reprodutor masculino Pistilos - folhas modificadas para proteção dos aparelhos reprodutores masculino e feminino; geralmente coloridas. Pétalas - proteção e sustentação dos verticilos florais.
(G1) Complete:
As Traqueófitas, que são vegetais que possuem ____________________, dividem-se em 2 grupos com flores:____________________ , quando não têm frutos, e ________________, quando também formam frutos. A função das flores nesses vegetais é a_____________________________
vasos condutores de seivas, gimnospermas, angiospermas, reprodução
vasos condutores de seivas, angiospermas, gimnospermas, reprodução
reprodução, gimnospermas, angiospermas, vasos condutores de seivas
reprodução, angiospermas, gimnospermas, vasos condutores de seivas
(Udesc 96) "As angiospermas constituem as plantas mais comuns no mundo atual e compreendem desde espécies de pequeno porte aos grandes vegetais arbóreos." (SOARES, J.L. Biologia - 3, São Paulo, Scipione)
Sobre esse grupo vegetal RESPONDA: Qual a principal característica que os diferencia das gimnospermas?
A presença de fruto nas Angiospermas que protege a semente.
A presença de fruto nas Gimnospermas que protege a semente.
A presença de flores nas Angiospermas que protege a semente.
A presença de flores nas Gimnospermas que protege a semente.
(Udesc 96) Como são divididas as angiospermas, de acordo com o número de cotilédones?
Monocotiledôneas como o arroz e a grama e Dicotiledôneas como o feijão e o amendoim.
Dicotiledôneas como o arroz e a grama e Monocotiledôneas como o feijão e o amendoim.
Monocotiledôneas como o feijão e a grama e Dicotiledôneas como o arroz e o amendoim.
Dicotiledôneas como o arroz e o feijão e Monocotiledôneas como a grama e o amendoim.
(Ufes 96) As plantas fanerógamas - gimnospermas e angiospermas - apresentam algumas características em comum. As angiospermas constituem o grupo vegetal com a maior biodiversidade, embora representem o grupo mais recente na história da Terra. Compare esses dois grupos, destacando as semelhanças e diferenças.
Entre outras diferenças, destaca-se o fato de as Gimnospermas nunca formarem fruto, característica das Angiospermas. Os representantes de ambos os grupos possuem raízes, caule, folhas, flores e semente.
Entre outras diferenças, destaca-se o fato de as Angiospermas nunca formarem fruto, característica das Gimnospermas. Os representantes de ambos os grupos possuem raízes, caule, folhas, flores e semente.
Entre outras diferenças, destaca-se o fato de as Gimnospermas nunca formarem flores, característica das Angiospermas. Os representantes de ambos os grupos possuem raízes, caule, folhas, flores e semente.
Entre outras diferenças, destaca-se o fato de as Angiospermas nunca formarem flores, característica das Gimnospermas. Os representantes de ambos os grupos possuem raízes, caule, folhas, flores e semente.
(Ufmg 94) CITE o número do grupo de vegetais que possui as estruturas representadas no quadro seguinte e NOMEIE seus subgrupos.
Grupo Angiospermas subdividido em dois subgrupos: Dicotiledôneas e Monocotiledôneas.
Grupo Gimnospermas subdividido em dois subgrupos: Dicotiledôneas e Monocotiledôneas.
Grupo Angiospermas subdividido em dois subgrupos: Vasculares e Avasculares.
Grupo Gimnospermas subdividido em dois subgrupos: Vasculares e Avasculares.
(Unesp 96) Observe as estruturas vegetais mostradas na figura a seguir.
Identifique os números das figuras correspondentes aos vegetais monocotiledônios.
As figuras 1, 3 e 6 representam estruturas de vegetais monocotiledônios pois estes apresentam, respectivamente às figuras: flores com verticilos organizados em função do número três ou múltiplos de três (trímeras), folhas com nervuras paralelas (paralelinérveas) e raízes em cabeleira (fasciculadas).
As figuras 2, 4 e 5 representam estruturas de vegetais monocotiledônios pois estes apresentam, respectivamente às figuras: flores com verticilos organizados em função do número três ou múltiplos de três (trímeras), folhas com nervuras paralelas (paralelinérveas) e raízes em cabeleira (fasciculadas).
As figuras 1, 3 e 6 representam estruturas de vegetais monocotiledônios pois estes apresentam, respectivamente às figuras: flores com verticilos organizados em função do número cinco ou múltiplos de cinco (pentâmeras), folhas com nervuras paralelas (paralelinérveas) e raízes axiais.
As figuras 2, 4 e 5 representam estruturas de vegetais monocotiledônios pois estes apresentam, respectivamente às figuras: flores com verticilos organizados em função do número cinco ou múltiplos de cinco (pentâmeras), folhas com nervuras paralelas (paralelinérveas) e raízes axiais.
(Unicamp 92) Atualmente são conhecidas quase 350.000 espécies de plantas, das quais cerca de 250.000 são angiospermas. Isso indica o sucesso adaptativo desse grupo. Assinale os fatores que favoreceram esse sucesso.
(Unicamp 92) O corte transversal do caule de uma planta herbácea, apresentado a seguir, mostra os feixes vasculares com a disposição típica encontrada em um dos grupos de angiospermas. Com base neste dado, assinale o padrão geral das flores, folhas e raízes desse grupo.
Monocotiledôneas possuem flores trímeras, folhas com nervuras paralelas e raízes fasciculadas (cabeleira).
Dicotiledôneas possuem flores trímeras, folhas com nervuras paralelas e raízes fasciculadas (cabeleira).
Monocotiledôneas possuem flores pentâmeras, folhas com nervuras paralelas e raízes axiais(cabeleira).
Dicotiledôneas possuem flores pentâmeras, folhas com nervuras paralelas e raízes axiais(cabeleira).
(Fuvest 96) Um botânico recebeu duas plantas de origens desconhecidas. Estudando-as, concluiu que uma delas era polinizada por insetos e oriunda de região de alta pluviosidade; já a outra era polinizada pelo vento e provinha de uma região árida. Explique como ele pôde ter chegado a estas conclusões, com base nas observações e análises realizadas.
(Ufpe 96) Esta questão diz respeito aos grandes grupos vegetais. É correto afirmar que...
(Ufpe 96) Analise as estruturas numeradas na figura a seguir e as proposições apresentadas a respeito das mesmas.
(Ufmt 96) O cultivo de plantas pelo homem está entre os mais importantes fatos que propiciaram o desenvolvimento de grandes civilizações. Os itens seguintes referem-se à estrutura, classificação e fisiologia de alguns vegetais cultivados. Julgue-os.
(G2) A presença de sementes é uma adaptação importante de certos grupos vegetais ao ambiente terrestre. Caracterizam-se por apresentar sementes...
pinheiros e leguminosas
gramíneas e avencas
samambaias e pinheiros
musgos e samambaias
gramíneas e musgos
(Faap 96) As sementes protegidas por uma "urna" é aquisição evolutiva de qual grupo vegetal?
pteridófitas
briófitas
angiospermas
algas
gimnospermas
(Fuvest 93) Um organismo eucariótico, multicelular, autotrófico, pode pertencer ao grupo...
dos fungos
das bactérias
dos moluscos
dos ciliados
das leguminosas
(G1 ceetps 97) No sertão de Pernambuco, uma criança de 6 anos trabalha com sua família na produção de carvão, carregando até o forno galhos secos de uma planta arbustiva espinhosa, conhecida popularmente como jurema que possui frutos secos do tipo legume (vagem). Esse vegetal pertence ao grupo das Angiospermas dicoteledôneas, entre as quais se pode citar:
milho, arroz, trigo e grama
feijão, ervilha, soja e amendoim
arroz, feijão, milho e ervilha
milho, soja, amendoim e grama
soja, trigo, ervilha e arroz
(G1 etfsp 92) Na figura a seguir estão representados 4 grandes grupos de vegetais. Assinale a seqüência que corresponde, respectivamente às referidas figuras.
(G1 etfsp 93) As plantas que possuem sementes e flores são as:
Angiospermas
Gimnospermas
Angiospermas e Gimnospermas
Briófitas e Pteridófitas
Pteridófitas
Briófitas
(Mackenzie 96) Numa angiosperma, encontramos células haplóides:
no óvulo não fecundado
na semente
no gametófito
no endosperma
no cotilédone
(Pucsp 97) Algumas plantas, através de variação e seleção natural, conseguiram mostrar uma grande adaptação às condições de vida terrestre. Em suas raízes e caules encontramos xilema e floema bem desenvolvidos. Suas estruturas reprodutoras atraem uma série de agentes que contribuem na polinização. Além disso, apresentam fruto, o que garante a dispersão das sementes. A partir da leitura do texto, cinco estudantes do 2° grau fizeram as afirmações a seguir. Assinale a afirmação ERRADA.
As plantas em questão não são Gimnospermas
Essas plantas apresentam transporte eficiente de seivas bruta e elaborada
As referidas plantas podem ser Dicotiledôneas
Esses vegetais apresentam flores diferenciadas
As referidas plantas não apresentam flores com estames
(Uel 94) O esquema a seguir representa uma flor de angiosperma.
Assinale a alternativa que associa corretamente os algarismos do esquema com as letras da lista a seguir.
a. formação de grãos de pólen b. deposição dos grãos de pólen c. fecundação d. transformação em fruto
I-a, II-d, III-b, IV-c
I-b, II-a, III-c, IV-d
I-c, II-d, III-a, IV-b
I-c, II-b, III-d, IV-a
I-d, II-b, III-c, IV-a
(Uel 95) O evento que ocorre APENAS nas angiospermas é...
a fecundação dando origem a um zigoto diplóide
a germinação do grão de pólen com formação do tubo polínico
a presença de núcleos haplóides no interior do tubo polínico
o desenvolvimento de um gametófito masculino partir do micrósporo
a formação de um núcleo triplóide no interior do saco embrionário
(Uel 96) Com relação aos fenômenos da fecundação em angiospermas é correto afirmar que...
a fecundação cruzada ocorre na maioria das plantas com flores hermafroditas
há estruturas que estimulam a autofecundação, como nos casos de hercogamia
a autofecundação é inevitável para a maioria das plantas que têm flores hermafroditas
a autofecundação garante as populações uniformes que caracterizam os biomas
a fecundação cruzada só ocorre nas plantas de sexos separados
(Uel 96) Uma planta feminina de angiosperma com genótipo PP foi cruzada com uma masculina pp. As sementes resultantes devem apresentar embrião e endosperma, respectivamente...
PP e pp
Pp e Pp
Pp e PPP
Pp e PPp
PP e Ppp
(Uel 96) Na evolução das angiospermas desenvolveu-se uma estrutura única entre os vegetais, que está certamente relacionada com a ampla distribuição geográfica do grupo. Trata-se...
do tubo polínico
dos grãos de pólen alados
das sementes
dos frutos
dos nectários
(Ufv 96) Para o cultivo de plantas de diferentes grupos taxonômicos, foram construídos quatro canteiros, como se segue:
Considerando as características dos grupos anteriormente mencionados, assinale a alternativa CORRETA:
as plantas de todos os canteiros foram cultivadas a partir de sementes coletadas nos seus respectivos habitat
as plantas dos canteiros 1 e 2 foram cultivadas em ambientes úmidos e sombreados, em virtude das particularidades de seus ciclos de vida
as plantas dos canteiros 3 e 4 apresentam sementes com um ou dois cotilédones e frutos com pericarpo desenvolvido
em todos os canteiros foram cultivadas plantas monóicas e dióicas, para garantir a polinização das espécies
os canteiros 2, 3 e 4 são de grandes dimensões, pois as plantas apresentam crescimento secundário
(Unesp 90) Araucária, eucalipto, samambaia e orquídea não exemplos, respectivamente, de...
Pteridófita, Angiosperma, Gimnosperma e Monocotiledônea
Monocotiledônea, Pteridófita, Gimnosperma e Dicotiledônea
Pteridófita, Gimnosperma, Monocotiledônea e Dicotiledônea
Gimnosperma, Monocotiledônea, Dicotiledônea e Pteridófita
Gimnosperma, Dicotiledônea, Pteridófita e Monocotiledônea
(Unesp 92) O nome Brasil foi dado ao nosso país por existir aqui, na época de seu descobrimento, uma planta abundante chamada pau-brasil. Essa planta é uma:
leguminosa arbórea produtora de madeira de lei
leguminosa arbustiva produtora de madeira de lei
espécie arbustiva abundante nos cerrados brasileiros
monocotiledônea produtora de madeira de lei
gimnosperma característica de Mata Atlântica
(Unitau 95) Considerando que quanto mais partes um vegetal possui, mais evoluído é, podemos afirmar que, das alternativas a seguir, o vegetal mais evoluído é:
o musgo
o abacateiro
a samambaia
o pinheiro
(Unitau 95) Um Engenheiro Agrônomo recomendou para um agricultor que utilizasse plantas com raízes fasciculadas para controlar a erosão. Estas plantas, que também possuem folhas com nervuras paralelas, são classificadas como:
briófitas
pteridófitas
gimnospermas
monocotiledôneas
dicotiledôneas
(Uece 96) Nas angiospermas o tubo polínico se forma por um processo de:
germinação do grão de pólen
divisão mitótica do saco embrionário
divisão meiótica do estilete
germinação do estigma
(Uel 96) Considere as estruturas numeradas no esquema a seguir.
Dessas estruturas, a que vai originar o endosperma após a fecundação é a...
V
IV
III
II
I
(Ufmg 95) Observe a figura que representa o ciclo reprodutivo de um vegetal no qual n=10 cromossomos.
Com base nos dados da figura e em conhecimentos sobre o assunto, é INCORRETO afirmar-se que...
a estrutura indicada em B apresenta células contendo 20 e 30 cromossomos
a fase C representa um vegetal monóico
as estruturas representadas em 1 e I apresentam 20 cromossomos
as estruturas 5 e V representam, respectivamente os gametas masculino e feminino
as fase 3 e III resultam da fase equacional da meiose
(G1 etfsp 93) A batata-doce, o tomate, a cenoura, o brócoli e a batata inglesa são, respectivamente:
caule, fruto, raiz, folha e raiz
raiz, fruto, raiz, folha e caule
caule, fruto, raiz, semente e raiz
raiz, fruto, raiz, flor e caule
raiz, fruto, raiz, folha e raiz
(G1 etfsp 96) Assinale a alternativa onde só há exemplos de raízes tuberosas:
batata-doce, nabo e cenoura
batata inglesa, mandioca e beterraba
gengibre, mandioca e cenoura
batata inglesa, gengibre e mandioca
batata-doce, gengibre e mandioca
(Unesp 93) Há algumas centenas de milhões de anos, um grupo de plantas terrestres apresentou uma importante inovação evolutiva: desenvolveu estruturas eficientes na distribuição de água e alimento pelo corpo do indivíduo. Esse grupo de plantas foi o ancestral de todas as plantas chamadas traqueófitas. Como exemplo de plantas traqueófitas, podemos citar:
samambaia, abacateiro, orquídea
musgo, cogumelo, alga
cogumelo, orquídea, hepática
alga, avenca, cana-de-açúcar
abacateiro, musgo, orquídea
(Puccamp 95) Considere as características a seguir.
I. folhas invaginantes II. folhas pecioladas III. folhas com nervuras reticuladas IV. folhas paralelinérvias V. semente com um cotilédone VI. semente com dois cotilédones
Assinale a alternativa que associa corretamente essas características às plantas mencionadas.
arroz (I, III, V) - café (II, IV, VI) - feijão (II, IV, VI) - trigo (I, III, V)
arroz (I, IV, V) - café (II, III, VI) - feijão (II, III, VI) - trigo (I, IV, V)
arroz (I, IV, V) - café (II, III, VI) - feijão (I, IV, V) - trigo (II, III, VI)
arroz (II, III, VI) - café (I, IV, V) - feijão (II, III, VI) - trigo (I, IV, V)
arroz (II, III, VI) - café (I, II, VI) - feijão (I, IV, V) - trigo (I, IV, V)
. (Uel 96) As partes comestíveis do abacaxi e da banana são exemplos de...
pseudofrutos
frutos carnosos
baga e infrutescência, respectivamente
fruto carnoso e fruto seco, respectivamente
pseudofruto e fruto partenocárpico, respectivamente