Home
Saiba Mais...
Ardora
Hot Potatoes
JClic
LIM
Tabela Periódica
Testes
Webquest
Diversão
Acerte a palavra
BioForca
Visite
Aprendo_Cri@ndo
Palmares-PE

 

Creative Commons License

Hospedado em Miarroba

 
YouTube Twitter
Facebook Instagram  
 
 

 

 

 

Os Lipídios

 

 

Os lipídios ou lípides são compostos orgânicos que têm a natureza de ésteres, pois são formados pela combinação de ácidos (graxos) com alcoóis.

Ácidos graxos são ácidos orgânicos que revelam longas cadeias, variando entre 14 e 22 carbonos.

 

Alguns ácidos graxos são saturados e outros são insaturados.

 

Os ácidos graxos saturados não possuem qualquer ligação dupla entre os átomos de carbono, o que significa que não têm disponibilidade para receber mais átomos de hidrogênio.  

Os ácidos graxos insaturados possuem uma ou mais ligações duplas entre os átomos de carbono, o que lhes permite receber átomos de hidrogênio na molécula.

 

O álcool mais comumente encontrado na composição dos lipídios é o glicerol, que possui apenas 3 átomos de carbono. O glicerol pode se combinar com 1, 2 ou 3 moléculas de ácidos graxos iguais ou diferentes entre si, formando os monoglicerídeos, diglicerídeos e triglicerídeos, estes últimos muito comentados por suas implicações com as doenças do sistema cardiocirculatório, como a aterosclerose.

 

Os lipídios são também compostos energéticos, pois, na falta de glicose, a célula os oxida para liberação de energia. Uma molécula lipídica fornece o dobro da quantidade de calorias em relação ao que oferece uma molécula glicídica. Entretanto, por ser mais fácil a oxidação de uma molécula de glicose, os lipídios só são metabolizados na falta desta.

 

Na célula eles têm também um papel estrutural. Participam da formação da estrutura da membrana plasmática e de diversas outras.

Nos animais homeotermos, existe uma camada adiposa sob a pele que tem a função de isolante térmico, evitando a perda excessiva de calor.

Os lipídios atuam como solventes de algumas vitaminas (A, D, E, K) e outras substâncias ditas lipossolúveis, de grande importância para os organismos.

 

Uma característica importante de todos os lipídios é a circunstância de não se dissolverem na água, sendo solúveis apenas nos chamados líquidos orgânicos como o álcool, o éter, o clorofórmio e o benzeno.

 

Classificação dos Lipídios

 

Simples:

  • Glicerídeos: álcool – glicerol. Ex: gorduras e óleos

  • Cerídeos: álcool superior ao glicerol. Ex: ceras animais e vegetais

  • Esterídeos ou esteróides: álcool de cadeia fechada (colesterol). Ex: hormônios sexuais e do córtex das supra-renais.

Complexos:

  • Fosfolipideos:  com radical fosforado. Ex: lecitina, cefalina e esfingomielina.

 

Os glicerídeos compreendem as gorduras e os óleos. As gorduras são derivadas de ácidos graxos saturados e os óleos de ácidos graxos insaturados. As gorduras se mostram sólidas à temperatura ambiente, enquanto os óleos se apresentam líquidos. Existem gorduras animais (banha de porco) e gorduras vegetais (gordura de coco), bem como óleos animais (óleo de fígado de bacalhau) e óleos vegetais (de oliva, soja, milho, etc.).

Os cerídeos ou ceras abrangem produtos de origem animal (cerúmen do ouvido e cera de abelha) e de origem vegetal (cera de carnaúba, cutina).

Os fosfolipídios possuem um radical fosforado, integrando uma cadeia nitrogenada. Constituem exemplos: a lecitina, integrante da membrana plasmática de todas as células animais e vegetais; a cefalina e a esfingomielina, encontradas na estrutura do encéfalo e da medula espinhal.

 

 

Escute a música dos lipídios

 

Leia mais...

Amara Maria Pedrosa Silva

 

Atualizado em: domingo, 05 de setembro de 2021